Blog imobiliário
Veiga Junior

Veja 5 truques caseiros para desentupir a sua pia!

24/08/18

Se para tudo na vida existe uma primeira vez, uma pia entupida também está inclusa nesse contexto. Se ainda não aconteceu com você, pode ter certeza de que vai chegar o seu momento! O problema geralmente é ocasionado por acúmulo de gordura e restos de comida no encanamento da cozinha, além de fios de cabelo na pia do banheiro e fiapos de tecidos na da lavanderia.

Mas você sabia que tentar desentupi-la forçadamente pode danificar a tubulação? Por este motivo, trouxemos 5 formas simples e rápidas de você realizar esta tarefa:

1 – Detergente ou sabão em pó

Levando em consideração que a gordura é um dos maiores motivos do problema, você pode resolvê-lo agindo da seguinte forma: retire a água acumulada, misture detergente com 5 litros de água fervente e jogue tudo dentro do ralo. O procedimento com sabão em pó é quase o mesmo, porém você precisa despejar o sabão primeiro e depois a água (em menor quantidade para não produzir muita espuma!).

2 – Sal de cozinha

Mais um dos produtos que podemos afirmar que você possui em sua casa: o sal de cozinha ajuda a desentupir a pia quando 1 xícara dele é jogada no ralo, seguida por água quente. Para a solução surtir efeito, você deve fechar o buraco com um pano ou tampa para fazer pressão.

3 – Bicarbonato e vinagre

Dois itens já famosos nas rotinas de faxina doméstica: já que o bicarbonato e o vinagre têm tantas utilidades diferentes, por que não seriam úteis para desentupir pias também? Para isso, esvazie a pia, jogue dentro do ralo 1 xícara de bicarbonato e meio copo de vinagre (um após o outro!). Espere a reação dos dois acontecer e jogue 4 xícaras de água quente. Depois disso, é só esperar 15 minutinhos.

4 – Desentupidor de borracha

Objeto indispensável em um lar, o desentupidor de borracha é uma das soluções mais simples. Para desentupir a pia utilizando-o, basta posicioná-lo sobre o ralo com a parte emborrachada quase toda coberta por água, e friccionar repetidamente até a água descer normalmente.

5 – Limpeza do sifão

Sabe aquele cano em formato de S que fica debaixo da sua pia? Então, aquele é o sifão, e na maioria das vezes é lá que a causa do entupimento da pia está localizada. Sendo assim, a sujeira às vezes precisa ser retirada manualmente para a água circular. Para limpá-lo, desenrosque o cano e o limpe por dentro com esponja e detergente, com um balde a postos para não deixar a água inundar sua cozinha.

E aí, qual dos truques você irá testar primeiro? Vale lembrar que é muito importante evitar que sujeiras caiam nessas tubulações para não precisar passar por este perrengue! :)

Voltar ao Blog

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP