Blog imobiliário
Veiga Junior

Veja 4 ideias para melhorar a iluminação do seu apartamento!

23/05/19

Quando decidimos pelo projeto de decoração para nosso apartamento, muitas vezes acabamos esquecendo de um item muito importante: a iluminação. Fundamental para todos os ambientes, a iluminação deve estar de acordo com a sua necessidade de luz.

É preciso ter em mente que um bom projeto de iluminação é fundamental para valorizar a arquitetura, decoração e, ainda, para transmitir as sensações corretas em cada ambiente da casa, como conforto e clareza. É por isso que hoje, a Veiga Junior, separou 4 dicas para você se inspirar e melhorar a iluminação do seu apartamento. Confira!

Utilizando spots
Cada vez mais utilizados nos projetos de decoração, os spots são produtos utilizados na iluminação de ambientes que fornecem uma luz mais direcionada, além de ter marcante aspecto decorativo.

Normalmente usados em ambientes internos como salas de estar ou halls de entrada. Geralmente, eles são especificados para que se ilumine algum objeto, quadro ou estante. O uso desse tipo de luz tem de ser bem pensado e instalado de uma forma que não ofusque o usuário do espaço.

Para ter uma boa iluminação com os spots, é preciso utilizá-los com harmonia. Um exemplo é: se você tem um pé direito muito alto, tenha o cuidado de não forrar o teto com spots. Isso quer dizer que você deve usar os spots quando quiser criar um efeito direcionado, para algo específico.

Luminárias imponentes ou de chão
Um luminária não serve apenas para iluminar um espaço, mas também, para lhe acrescentar personalidade e decorá-lo com o seu design. Enquanto isso, as luminárias de pé estão entre os preferidas pela sua capacidade de criar um ambiente intimista nos espaços.

Um modelo com um design moderno como o que vemos na imagem, não só leva luz direta a zonas específicas, como também cria um ponto focal e impacto no ambiente.

Aposte em pendentes para as refeições
Apartamentos pequenos podem não ter muito espaço na sala de jantar, mas há sempre um ambiente para uma mesa de refeições. Invista, portanto, em luminárias pendentes. Mas não se esqueça: o ideal é usar lâmpadas de LED, já que ele não dissipa calor, ou seja, não aquece os alimentos.

A ideia é transformar o lustre no destaque do ambiente e aproveite para caprichar numa luminária de design para que a mesa se torne a protagonista da sala, ou pensar em uma iluminação sobre um aparador que poderá funcionar muito bem quando o jantar for de serviço americano.

Iluminação suave na sala de estar
Este ambiente pede uma iluminação mais suave, pontuando mesas de centro e laterais, mas sem deixar a circulação muito escura. Pode-se usar uma automação ou um dimmer para controlar a intensidade da luz e apostar na iluminação indireta com o uso de abajures e luminárias de piso. Uma dica é nunca colocar pontos em cima do sofá, de poltronas ou pufes, pois pode incomodar as pessoas que sentarem logo abaixo daquele foco de luz.

Agora que você aprendeu e entendeu um pouco mais sobre a importância de uma boa iluminação em seu apartamento, que tal colocar a mão na massa e melhorar as luzes em seus ambientes? Depois, conta pra gente como ficou!

Voltar ao Blog

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP