Blog imobiliário
Veiga Junior

Saiba como ter boa convivência em condomínios

30/05/19

Apesar de ter uma série de vantagens, morar em condomínio pode ser estressante para algumas pessoas, principalmente no que diz respeito às regras de convivência. Isso porque se por um lado a segurança, o conforto e a comodidade de ter tudo sempre à mão encantam os moradores, há também os problemas com barulhos, animais, vazamentos e tantos outros que podem interferir na harmonia e na boa convivência em condomínio e entre os vizinhos.

Quer entender melhor como é possível ter uma boa convivência em condomínios? Então, acompanhe nossa postagem de hoje, aqui no blog da Veiga Junior!

Lei do Silêncio
Apesar de parecer uma regra simples, muita gente acaba desrespeitando o horário permitido para fazer barulho. Apesar da legislação não determinar um horário fixo para a chamada lei do silêncio, muitas vezes o condomínio tem este horário estipulado em seu regulamento interno justamente para evitar brigas e desentendimentos com os outros moradores além, é claro, de evitar o desconforto.

Agora, caso o seu condomínio não apresenta nenhum tipo de norma para o barulho, vale levar em consideração o uso do bom senso para que todos evitem ao máximo barulhos durante horários muito cedo ou de madrugada. Esta mesma particularidade se aplica em caso de reformas, os condomínios devem ter acordado em seu regulamento interno os dias e horários em que será possível realizar.

Animais de Estimação
Para você que possui um animal de estimação, saiba que alguns cuidados são essenciais para que haja a boa convivência com os seus vizinhos. Um bom exemplo disso é a falta de cuidados com os animais e a perturbação do sossego e do descanso dos vizinhos, que podem se transformar em um grande problema.

Para evitar qualquer incômodo, utilize a guia em seus animais em áreas comuns; limpe as sujeiras feitas pelo pet nas dependências do condomínio e não deixe o animal sozinho no apartamento por muitas horas.

Por fim, caso o seu animal esteja causando transtornos aos vizinhos, saiba que você poderá estar sujeito a notificações ou até mesmo ser penalizado com multa, pois estará infringindo as regras estipuladas no regulamento interno e convenção.

Áreas comuns de lazer
Apesar de ser uma das melhores vantagens para os moradores de condomínio, as áreas comuns de lazer também possuem regras, normas e horários de uso precisam ser estabelecidos para que o sossego e a tranquilidade de todos não sejam prejudicados.

Por esse motivo, os moradores que utilizam as áreas comuns de lazer do seu condomínio, tais como piscina, academia e salão de festas, precisam estar atentos às regras e tomarem cuidados com a preservação das dependências que são um bem comum a todos.

Vagas na garagem
Este deve ser um dos motivos que mais geram conflitos entre os moradores. Não estacionar o carro na vaga do vizinho sem autorização, não ultrapassar o seu espaço por ter estacionado o carro de forma errada ou por ter adquirido um veículo maior que o tamanho de sua vaga, não usar a garagem como depósito para entulhos, respeitar o limite de velocidade e não buzinar são algumas atitudes que os moradores precisam tomar bastante cuidado, além de muito bom senso e respeito a todas as normas de garagem do condomínio.

Está vendo como é possível ter uma boa convivência respeitando algumas regras e horários? Caso você tenha, ainda, alguma dúvida sobre as leis que regem o seu condomínio, entre em contato com a administradora do mesmo.

Voltar ao Blog

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP