Blog imobiliário
Veiga Junior

O que é melhor: sol da manhã ou da tarde?

12/04/17

Você já ouviu falar que a posição de um apartamento em relação ao sol é um fator muito importante a ser analisado no momento de escolher o imóvel? É verdade. O fato de a face ser virada para o norte, leste, oeste ou sul influencia um bocado no clima da sua casa! Entenda melhor com as diferenças entre o sol da manhã e o sol da tarde:

Sol da manhã

Considerada a ideal, a incidência do sol da manhã no imóvel possui o poder de aumentar em até 10% o seu valor final. Isso porque a iluminação natural diminui as chances de haver mofo por impedir a umidade excessiva dentro da sua casa. Mas não é só isso: o nível de aquecimento solar correto influi diretamente no conforto térmico, já que a incidência solar de manhã é mais suave, servindo para manter a casa arejada ao longo do dia.

Os que recebem essa luz são os chamados faces norte/leste, que recebem mais raios solares do que quando a face é voltada para outras direções.

Sol da tarde

Geralmente evitado pelos compradores informados, o sol da tarde tende a deixar o apartamento abafado, principalmente em estações do ano mais quentes. Além disso, a incidência de raios não é adequada, pois aumenta o risco de desenvolver e/ou piorar possíveis condições de saúde dos moradores, devido a chance de aparecerem fungos e ácaros. Além disso, a estrutura do apartamento pode sofrer com o calor recebido à tarde, prejudicando as paredes, pisos, cortinas e tapetes, diminuindo a vida útil desses. Porém o posicionamento perfeito acaba sendo relativo dependendo de onde você mora.

Quanto mais ao sul do Brasil, melhores os apartamentos com face norte/leste. Mas se você já está localizado em regiões muito quentes, não é interessante ter incidência solar durante o dia inteiro, pois pode tornar a temperatura que já é alta ainda maior. As salas e quartos precisam de maior índice de iluminação, enquanto para os banheiros, cozinha e lavanderia isso não é tão importante. A presença de sacadas e varandas favorece a incidência de luz.

Para descobrir a face do imóvel que está buscando, não deixe de perguntar ao seu corretor, e nem de visitá-lo para entender melhor como funciona o posicionamento do sol, a fim de não sofrer com frustrações após a compra.

Voltar ao Blog

Tags

led
mdf
mdp
pet
sac
Web

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP