Faxina semanal: dicas para enfrentar a sujeira!

Se uma casa não precisasse de manutenção, que maravilha seria, não? A faxina pode ser um incômodo para muitos, assim como um motivo bastante comum para a preguiça. O pensamento de pegar uma vassoura e um pano de chão causa até pesadelos. Mas você será o maior prejudicado caso não enfrente as tarefas domésticas de tempos em tempos.
Dentre os malefícios da sujeira, podemos citar o mofo causado pelo excesso de umidade nos ambientes, a poeira que provoca alergias em tanta gente, e a ideia de germes e bactérias atormentando sua saúde e seus dias. Sendo assim, veja abaixo alguns itens que precisam ser limpos com frequência (pelo menos uma vez por semana!):
Vaso sanitário
Quando você pensa num objeto sujo, ele não é um dos primeiros a passarem pela sua cabeça? Para desinfetar o vaso, esfregue as paredes dele com uma escova e jogue água sanitária, deixando-o de molho por uns 15 minutos. Depois é só dar a descarga!
Geladeira
É muito descuido com a sua saúde e a das outras pessoas de casa não dar atenção ao local onde se conservam os alimentos. Por isso, reserve alguns minutos da semana para tirar da geladeira toda a comida e passar um pano úmido nas prateleiras e na parte interna das portas.
Móveis
É indiscutível a quantidade de poeira que acaba ficando acumulada nos móveis ao final de uma semana, não é? Muitas pessoas sofrem de problemas alérgicos, e o pó só ajuda a agravar o problema. Por isso, não se esqueça de sempre utilizar um pano levemente úmido para fazer a limpeza dessas superfícies.
Roupa suja
Aposto que você vai concordar que é horrível a visão daquela pilha de roupas sujas quando você entra na lavanderia. A melhor dica é juntar o suficiente de peças para encher a máquina e não desperdiçar a água e energia envolvidos no processo, lembrando também de separá-las por cores para evitar que a tinta solte e manche outras peças.
Banheiro
Por ser um cômodo fechado e geralmente pequeno, o vapor do chuveiro acaba intensificando o problema da umidade nas paredes e nos objetos. Por esse motivo, é importantíssimo esfregar o chão (incluindo o rejunte dos azulejos), o box, a pia e as torneira, a fim de não dar chance para a proliferação de mofo.