Blog imobiliário
Veiga Junior

Escolhendo a tinta mais adequada

12/07/17

Decidiu que a decoração da sua casa já não lhe agrada mais e acha que uma reforma é necessária? Pois saiba que mudar apenas alguns detalhes pode dar uma cara totalmente nova para os ambientes. Principalmente mudar a cor de algumas paredes. Mas esse momento é sempre complicado: como escolher a tinta certa?
 
Primeiro, defina qual será o cômodo a ser reformado. É uma área interna ou externa? Seca ou molhada? Caso seja um ambiente externo, ou um molhado (como é o caso de banheiros e cozinhas), as tintas mais recomendadas são dos tipos acrílico e epóxi. Para outros casos, qualquer um dos outros tipos serve.
 
Mas quais são os principais tipos que você encontrará nas lojas? Veja a seguir:
 
ACRÍLICA – é à base de água, permite reparos sem ter que fazer toda a pintura novamente, e é indicada para uso geral.
 
LÁTEX – é àbase de água, de baixa resistência ao sol e de baixa lavabilidade, portanto indicada para áreas internas. Como é a mais barata, melhor utilizá-la na pintura de locais que não precisem de constante manutenção, como o teto.
 
ESMALTE – pode ser à base de água ou de solvente. O segundo tipo apresenta cheiro forte, o que é um problema para muitas pessoas; já o primeiro não. São de alta resistência a fatores externos, como chuva e sol, portanto indicadas para áreas externas.
 
EPÓXI – também pode ser à base de água ou de solvente. São de alta resistência e impermeáveis, por isso são indicadas para áreas externas. Porém exigem uma técnica maior para a aplicação.
 
Você encontrará galões de rendimento premium (alto), standard (médio) e econômico (baixo). Tente sempre investir no premium, pois ao final os seus gastos serão menores. Lembre-se de calcular corretamente quantos galões serão necessários, contando com uma sobra reserva para caso ocorram imprevistos!
 
Quanto ao acabamento, existem os tipos fosco, acetinado e brilhante. Quanto mais brilhante, mais durável a tinta será. Mas, por outro lado, mais ficarão aparentes as imperfeições da parede e mias difícil será uma repintura.
 
Já para a cor, só irá depender do seu gosto pessoal. Experimente comprar latas pequenas e testar em algumas áreas da parede, analisando como a iluminação influencia e como as cores se complementam.
Voltar ao Blog

Tags

led
mdf
mdp
pet
sac
Web

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP