Blog imobiliário
Veiga Junior

Curiosidades: A antiga e nova Santana

03/05/17

Localizado na Zona Norte de São Paulo, o bairro de Santana atrai pessoas que buscam morar com tranquilidade em um local que não deixe de ter algum tipo de agito. Já falamos sobre 5 motivos para morar lá, os quais você pode conferir aqui nesse link. Com suas ruas repletas de bares e restaurantes, ele se torna o principal bairro da região.

História
Quem vê a modernidade de hoje se engana ao pensar que o surgimento do bairro é recente. Em 1782 foi criado, a partir da Fazenda de Sant’Ana (que era um núcleo de povoamento, por colonizadores portugueses). Barreiras naturais como a Serra da Cantareira e o Rio Tietê foram por muito tempo um empecilho para o seu desenvolvimento.

Com o sucesso do ciclo do café no século XX, vieram imigrantes portugueses, italianos, armênios e alemães, causando uma grande diversidade na população e em seus costumes. E para ressaltar ainda mais a veia histórica do bairro, o Império nacional teve suas origens na R. Alfredo Pujol, onde morava a família de José Bonifácio, que redigiu a carta do Dia do Fico anterior à Independência.

Desenvolvimento
Em 1970, surgiram as estações de metrô Tietê, Santana e Carandiru, fazendo uma explosão de desenvolvimento acontecer e o bairro se expandir, chamando a atenção do comércio e outros investimentos, inclusive imobiliários. Lá, ocorreu a primeira transmissão de rádio da voz humana, em 1900.

Pontos de referência
Atualmente, Santana é sede de Campo de Marte, um aeroporto que não trabalha mais com linhas aéreas regulares, porém com helicópteros, sendo o 5º mais movimentado do país. Sua rodoviária, do Tietê, é um dos maiores do mundo, comparado ao de Nova Iorque. Falando em maior, localiza-se lá também o Holiday Inn, referência em hotéis. Já no Complexo do Anhembi ocorrem os mais importantes eventos, do desfile de Carnaval a feiras de negócios.

Em Santana ficava a penitenciária do Carandiru, famosa na história do estado. Posteriormente foi demolida e em seu lugar foi construído o Parque da Juventude, transformando o local de uma tragédia em um centro de lazer e cultura. Na Avenida Cruzeiro do Sul temos o Museu Aberto de Arte Urbana, onde cerca de 70 grafiteiros fizeram arte ao longo do endereço.

Personalidades como o padre Marcelo Rossi, o piloto Ayrton Senna (homenageado com seu nome na estação de metrô: Jd. São Paulo-Ayrton Senna) e o cantor Sérgio Reis já foram moradores de Santana.

Conheça os empreendimentos Praça D’Amoreira e Santana Soho, e seja também parte da grandiosidade de Santana! Acesse: www.veigajunior.com.br/lancamentos

Voltar ao Blog

Tags

led
mdf
mdp
pet
sac
Web

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP