Blog imobiliário
Veiga Junior

Cuidados para cultivar Bonsai

17/08/18

Parece impossível ter uma árvore dentro do apartamento né?! Mas não é! Os Bonsais são árvores anãs que atingem a vida adulta, mas permanecem pequenas e em vasos. Ao contrário do que muitos pensam, não são geneticamente modificadas, podendo qualquer muda se tornar uma árvore de Bonsai. São encantadores e cheia de energia e história!

"Bon-sai" é um termo japonês que significa “plantado em uma bandeja”, o cultivo é milenar e começou na China, sendo aprimorado depois pelos japoneses. Muitos acham que plantar e cuidar de Bonsais é uma tarefa difícil, pela sua delicadeza, mas não é. Exige cuidados e dedicação como tudo, mas é simples. Vamos explicar quais são os principais cuidados para cuidar de um Bonsai.

Rega de um Bonsai

Regar o Bonsai é uma das partes mais importantes e muitos fatores influenciam nisso, como o tipo de mistura do solo, o tamanho do vaso, tamanho da árvore e o tipo, época do ano e o clima.

Não existe uma regra para quantas vezes regar, mas existem dicas e cuidados para ajudar na percepção da hora de regar. A primeira delas é regar o solo quando ele estiver um pouco seco. Usar os dedos para sentir a umidade da terra, no início é o ideal, aos poucos sua percepção vai melhorando. E por fim, nunca regue em rotina. Os Bonsais não são convencionais, como dissemos, eles variam muito e água demais pode apodrecer as raízes.

Cuidados para adubar

A adubação é crucial para o seu crescimento, pois por estarem em vasos essa é a única forma deles absorverem os nutrientes necessários. Os Bonsais internos precisam de adubação ao longo dos anos, e os externos na fase de crescimentos, que é do início da primavera até meados do outono. Para escolher o adubo ideal, é aconselhável a ajuda de um profissional qualificado.

Poda do Bonsai

A poda do Bonsai é para forçar a distribuição uniforme e desenvolver uma folhagem densa. Geralmente ela é feita de 3 a 6 meses, mas varia de espécie para espécie. Na poda, deve ser retirado galhos e brotos que ultrapassam o formato desejado do Bonsai.

Transplante de Bonsai

Como estamos falando sempre, tudo depende muito de vários fatores, mas principalmente das espécies. Duas dicas boas que podem indicar que está na hora de trocar o vaso é quando as raízes do Bonsai começam a ficar densas no vaso, e quando a água demora para ser absorvida pelo solo.

Pensando em números mais exatos podemos nos basear que: as árvores de crescimento mais rápido precisam ser transplantadas de dois em dois anos, e as árvores mais velhas e maduras, devem ser transplantadas a cada três a cinco anos.

O lugar ideal para o Bonsai ficar

Existem espécies que precisam de luz solar e outras da meia sombra. É ideal que o ambiente em que os Bonsais estejam tenha uma temperatura estável. Basta você escolher se quer decorar sua sacada ou seu apartamento! Tendo os cuidados e espécies corretas ficará um charme.

Bonsais são apenas um pouco mais delicados que a maioria das plantas, e em compensação são exóticos e sofisticados. Atente-se sempre em buscar o máximo de informação possíveis e de profissionais. Plantas são necessária em nossa casa para tirar o "estresse urbano" e dar mais vida ao nosso lar, e tem coisa melhor que ter sua própria árvore em casa?!

DICA: Cuidar do Bonsai pode ser uma atividade feita em família, com os filhos! Além de ter horas de lazer e união, também trará maior contato das crianças com a natureza!

Voltar ao Blog

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP