Blog imobiliário
Veiga Junior

Chuveiro elétrico ou aquecedor a gás?

17/04/17

Uma dúvida que acaba perturbando quem pretende se mudar é: será que apresenta um melhor custo benefício a instalação de um chuveiro elétrico ou um que utilize aquecedor a gás? Para te auxiliar nesta questão, apresentamos algumas informações.
 
CHUVEIRO ELÉTRICO
É o mais utilizado nas casas dos brasileiros, por sua facilidade de instalação. O consumo de água é menor, com um gasto médio de 4 litros por minuto, variando de equipamento para equipamento. Mas, se por um lado os custos são menores para água e chuveiro, os custos com energia elétrica chegam a representar quase 25% da conta de energia (vale a pena prestar atenção na potência do modelo antes de comprá-lo!). 
 
A água é aquecida rapidamente, porém o conforto proporcionado pode não ser dos melhores, já que há muitos aparelhos em que a vazão de água é baixa. Para sua instalação, é necessária uma fiação que seja compatível com o aparelho adquirido. A manutenção consiste na troca da resistência quando esta apresentar problemas, que podem ser identificados caso haja cheiro de queimado, choques e falhas nos fios.
 
 
AQUECEDOR A GÁS
Requer infraestrutura que se adeque aos requisitos de segurança, que é a necessidade de um local arejado (que é o caso da área de serviço) e tubulação específica, assim como a pressão da água ser de aproximadamente 5 a 10 metros de coluna d’água, para evitar acidentes.
 
O custo de instalação é elevado, porém o aquecedor é um aparelho abrangente, podendo aquecer vários pontos simultaneamente e apresentando um ciclo de vida igualmente alto, durando alguns anos. Apesar do maior consumo médio de água, o conforto fornecido pela ducha é incomparável, pela maior vazão de água. 
 
Uma vantagem importante que esse tipo apresenta é a não utilização de eletricidade, o que significa que, caso a energia acabe, o chuveiro continuará funcionando com água aquecida. Sendo bem instalado, ele não apresenta riscos de vazamento. E outra: o valor do m³ de gás é menor do que o de kWh de energia elétrica.
 
 
Qualquer que seja o tipo de chuveiro escolhido, é essencial tomar precauções para evitar o desperdício, beneficiando tanto o meio ambiente quanto o seu bolso no final do mês.
 
Voltar ao Blog

Tags

led
mdf
mdp
pet
sac
Web

Contato

Escolha uma forma de contato e fale conosco

Copyright © 2017 - Veiga Junior Empreendimentos Imobiliários

Desenvolvido por: Agência D1UP